quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mandela | Vida

Numa vida inteira que viva, não deverei conhecer ninguém como Mandela. É hoje uma marca de egoísmo que tenho e que quero afirmar na minha pequenez. Não conheci Mandela. Dificilmente no meu tempo, entre os vivos, aparecerá outro ser humano da sua grandeza.
                                                    
Apenas posso falar disso que é um não conhecer. Mas tantos são os “que não conhecemos” que nos entram por casa dentro nos noticiários! Com Mandela era diferente. Ele não nos entrava pela casa dentro. Ele sorria à porta e pedia licença.
                                             
Que história de vida, e que capacidade para nunca abandonar aquele sorriso que lhe marcava sempre o rosto. Ao mesmo tempo frágil e tenaz, Mandela era uma imagem que cativava pelo que ela representava de impossível. Ele era Utopia transformada em pessoa, em ser, e em colectivo.
                                                 
A História, todos a sabemos. Da luta, da prisão, da liberdade, da unidade, dos desafios e da construção de uma Nação. E exactamente porque todos a sabemos é que ela é de uma magnitude que foge ao comum dos estadistas. É que Mandela não era um estadista. Ele era muito mais, era um líder que interpretava, de facto, um povo e um pais.
                                                    
E era um líder, não dos que lideram porque vencem eleições, mas dos que lideram porque a sua acção faz com que todos nele vissem uma capacidade e um exemplo acima de todas as definições da acção política.
                           
A África do Sul não está de luto. Bendita a Pátria que tal Filho teve! Poderíamos dizer seguindo o poeta.
                                              
De luto estamos nós que não conhecemos Mandela. Não do luto de uma morte, mas do luto de uma vida sem ninguém da sua escala que nos lidere.


12 comentários:

  1. Com homens destes tudo se consegue. Um exemplo de humanidade, sensatez, amor e humildade muito bem descrito aqui por Paulo Mendes Pinto. Obrigado Amigo. Rui Telo

    ResponderEliminar
  2. Excepcionais essas palavras..espero que o seu legado não seja esquecido, não só na sua terra natal, mas como em todo o mundo. Não é só recordar o exemplo, é tentar vive-lo...parece-me..

    ResponderEliminar
  3. Que lindo exemplo de vida! O Apóstolo Paulo disse que poderíamos olhar para o seu exemplo de vida, com Madela também podemos...
    Obrigada pelas palavras Paulo,
    Abraço. Édina.

    ResponderEliminar
  4. Mandela foi um terrorista, e por isso foi condenado a 27 anos de prisão. Embora sempre tenha negado, foi sim, comunista. Uma vez no poder, promoveu o aborto, o homossexualismo e a bruxaria. Recomendo: http://thebackbencher.co.uk/3-things-you-didnt-want-to-know-about-nelson-mandela/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro David,

      Obrigado pela sua mensagem.
      A clareza do que diz, a forma desassombrada como o faz, é directa e assertiva a dizer-nos onde andam os seus pensamentos.
      Obrigado por mais um excelente exemplo de como anda o Mundo.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. ... "Ele não nos entrava pela casa dentro. Ele sorria à porta e pedia licença." Que bela descrição de Mandela ! De facto ele era um diplomata nato.

    ResponderEliminar
  6. Nobreza de carácter, riqueza de sentimentos e superior no estender da mão ao torcionário.
    Por tudo isto, e por mais do que isto, Nelson Mandela pertence a uma elite de seres
    humanos cuja luz vai perdurar por muito tempo.
    Nelson Mandela foi sábio - cada sorriso seu tinha na sua simplicidade beleza de catedral e o seu carácter a força que raras criaturas provaram possuir ao longo da
    penosa peregrinação da raça humana neste planeta emprestado a todos e como tal também a eles.
    Paulo de Tarso deixou de o ser na Estrada de Damasco, mas soube eternizar-se em forma de mensagem.
    Nelson Mandela vai sê-lo sempre, na forma de um sorriso transformado em sonho, o sonho que S. Paulo também teve.
    CJR

    ResponderEliminar
  7. «Um político pensa nas próximas eleições; um estadista nas próximas gerações.»
    Noel Clarasó, escritor espanhol (1899-1985)

    ResponderEliminar
  8. Que belíssima homenagem, meu amigo!!!

    Abraço!
    Jorge Vicente

    ResponderEliminar
  9. Ó Raphael, vou-te ensinar uma coisa! O teu nome escreve-se assim: RAFAEL! Quando aprenderes a escrever a teu nome, então podes atrever-te a emitir juízos sobre NELSON MANDELA! Já agora digo-te: não te chamo o nome que mereces porque o Mandela também o não faria!

    ResponderEliminar
  10. Excelente (e justa) homenagem a um vulto cimeiro da História da humanidade. Mandela foi o grande líder revolucionário - na linha de Jesus Cristo e Ghandi - que escolheu o sacrifício pessoal de uma vida inteira para devolver a dignidade roubada ao seu Povo libertando-o das garras de uma ditadura tenebrosa, desumana e bem armada. Não foi condenado a 27 anos, foi condenado a prisão perpétua! Terrorista?
    Terrorista (e esclavagista!) foi a gentalha branca que inventou e prosperou quase um século com o famigerado Apartheid e lhe devolveu a liberdade já no limite do banho de sangue que todo o mundo antecipava. Pelos vistos Mandela escolheu a via Pacifista para derrotar o monstruoso Apartheid...

    ResponderEliminar