terça-feira, 7 de maio de 2013

alentejo



Na imensidão que o olhar nem sequer consegue abranger, a paisagem deste além-Tejo, pré-Algarve, torna-se quase absurda de contrastes e de sensações tão opostas que provoca. Diz a forma como as gentes vão criando as palavras e as expressões, que esta é a “auto-estrada do Algarve”. É verdade que sim, que o é, mas este é o caminho do nosso reencontro com a calma, com a fluidez da paisagem que se frui, com a languidez que é desejo de ficar.
Tudo nos impele a ir mais depressa. Contudo fica sempre no viajante a vontade de parar, de ver melhor aquele pormenor porque, afinal, aquela paisagem é monótona, mas é tão rica no despertar dos sentidos, que ficaríamos longamente a ouvir essa harmonia de cores, de saberes, de sabores.
É assim, o Alentejo, as suas planícies, as suas estradas e caminhos. Num perder de vista parece ser tudo igual. Num olhar descuidado, perdemos o controle do preconceito e ligamo-nos para sempre a esta terra milenar onde cada torrão de terra já viu passarem cavaleiros e cruzados, padres, rabis e imãs, filósofos, mercadores e saltimbancos.
É simples misturar os opostos. Basta uma pitada de sal, um pouco de coentros, e deixar o ambiente fazer o resto.

Sem comentários:

Enviar um comentário